Ravel Almeida

Fundador do QG MARKETING.
  • Post last modified:27 de março de 2019

Acompanhar suas metas de vendas, desde a prospecção ao fechamento  é sempre um desafio a qualquer empreendedor, ainda mais quando se tem um vendedor ou uma equipe de vendas que precisa ser acompanhada em diferentes etapas para que não ser perca nenhuma venda. A planilha de vendas e metas é a ferramenta que irá vai ajudar você a não perder as metas e conseguir cobrar a equipe sobre o resultado diário a ser alcançado. Use isso junto com sua equipe e tenha total controle sobre suas metas de vendas desde a prospecção ao fechamento, se estiver pensando em contratar vendedores não deixe ler esse guia sobre a força de vendas.

COMO USAR ESSA PLANILHA

Para usar essa planilha é bem simples, ao acessar você terá quatro colunas: META, ALVO, PRAZO e VALOR ATUAL. Você irá preencher a planilha conforme sua necessidade, só esteja atento para não modificar as duas últimas colunas “QUANTO FALTA PARA ATINGIR e STATUS”.

Irei usar como exemplo um cliente meu que tem uma academia, o dono tinha muitas dificuldades de acompanhar o seu vendedor. Com isso a planilha foi usada para que o próprio vendedor atualizasse todos os dias, e ao final de cada dia o dono pudesse verificar o quanto se alcançou da meta geral. Juntos definiram as seguintes metas:

META: PROSPECÇÃO
ALVO: 150 Prospecções
PRAZO: Definiram o prazo de 30 dias

Ao final disso, a planilha ficou da seguinte maneira:

Usando a planilha de vendas e metas

Agora eles decidiram usar uma segunda linha, para poder saber a quantidades de pessoas que estão em cada etapa  dentro do pipeline de vendas da academia. Definiram o seguinte para o pipeline:

PROSPECÇÃO DIRETA: ALVO 80 (essas prospecções são entre mensagens diretas nas redes sociais, whatsapp e abordagem em ações de rua e telefone.

AGENDAMENTO DE VISITA:  ALVO 40 (aqui é o retorno dos prospect, é o momento ele agenda um visita para conhecer a academia).

VISITA: ALVO 25 (como a taxa de visita sofre queda, dos clientes que agenda e dos que realmente vão, esse dado é importante para analisar a taxa de conversão e identificar em quanto ponto se perde o negócio).

FECHAMENTO: ALVO 18 (quantos visitantes efetivamente fecharam a matrícula. Esses dados, irão dar exatamente a taxa de conversão do comercial e dizer o quão eficaz ele está sendo).

Com isso nossa planilha agora ficou da seguinte maneira:

toda edição da planilha de vendas e metas

RESUMO SOBRE NOSSA PLANILHA DE METAS DE VENDAS

Agora eles só precisaram acompanhar diariamente a planilha e não se perder no tempo, ao passar dos dias, a colina valor atual, irá sendo atualizada, enquanto isso as colunas quanto tempo falta para atingir e a colina status, serão atualizadas automaticamente indicado o momento real do atingimento da meta.

Você pode adaptar esse cenário a diversas situações do seu negócio, poderá adicionar mais linhas, você pode por exemplo criar metas de prospecção em rede social entre mensagens enviadas x mensagens respondidas e visitas. Poderá usar para metas de ligações ou até mesmo visitas a clientes, seja criativo e constante.

Se esse conteúdo foi importante a você, não deixe de enviar para outros empreendedores. Desse modo, você nos ajudará sempre a criar mais conteúdo de valor. Use os botões abaixo para compartilhar nas redes sociais.