Ravel Almeida

Fundador do QG MARKETING.
  • Post last modified:1 de setembro de 2015

Se você pudesse prever o sucesso do seu produto/serviço ou empreendimento, e ainda prever o quanto eficaz será uma campanha publicitária seria fabuloso não é mesmo. É para prever o sucesso ou fracasso que existem as pesquisas, elas nos ajudam a obter dados importantes relacionados a uma determinada tomada de decisão.

As pesquisas são aplicadas em diversos momentos. Vamos encenar alguns cenários para entender como a pesquisa nos ajuda a melhorar nosso investimento e aumentar o faturamento, antes vamos compreender o conceito básico de target.

Compreendendo o seu target

Muitos empreendedores e empresários conseguem ter uma facilidade grande para definir seus objetivos quanto ao empreendimento, a grande dificuldade é compreender o objetivo do consumidor e para isso o único caminho é definir o target (público alvo). Ponto importante que defini  para onde a empresa vai, sabendo os costumes da massa de seu usuário, por exemplo de onde ele costuma comprar e outras questões demográficas, geográficas e culturais. Com o target definido será possível gerar grupos de massa e  direcionamento comportamental do empreendimento.

Cenários de Pesquisa:

Aumentar faturamento

Imagine um posto de gasolina, onde seu principal produto é o combustível, para que o faturamento seja elevado o diretor desse posto irá pensar em abrir uma loja de conveniências e a questão será: o que as pessoas esperam que tenha de produto naquele posto?

Nesse momento a pesquisa de marketing irá fazer contato com os clientes desse posto e aplicar um questionário que irá apontar as tendências de compra contínua desse consumidor, isso irá evitar que se compre produtos que ficarão parados em estoque, fazendo assim investimentos em produto que de fato terá aceitação do mercado.

Abrir uma empresa ou lançar um produto/serviço

Antes de lançar um produto ou abrir uma empresa é fundamental saber como o público se relaciona com o segmento mercadológico, quais a expectativas ele esperam de uma empresa do segmento.

Imagine uma franquia de shopping que atende a um padrão médio de qualidade, decide de maneira arbitrária montar uma de suas unidades em um bairro de classe média baixa, é certo que o negócio terá seus riscos pois o comportamento do consumidor em bairros é diferente do comportamento do shopping, o público de bairro espera gastar pouco e qualquer coisa que gere impacto de imagem ao requinte irá trazer um bloqueio mental na hora de decidir consumir o serviço ou a comida do estabelecimento. No caso o melhor é pesquisar e adaptar ao mercado local e definir o melhor canal de comunicação para a quebra de bloqueio na cabeça do consumidor.

Relacionamento com o consumidor

Pense que em um dia você percebe que seu faturamento está reduzindo e descobre que seu concorrente está levando seus clientes por alguma vantagem, e você não sabe qual, já que o preço de ambos são equivalentes.
A pesquisa irá atuar na relação com o consumidor ativo para saber o que ele pensa sobre a qualidade de seu serviço/produto, iremos descobrir o que leva ele a escolha do concorrente e não a sua marca, buscar saber em etapas o que o cliente tem a falar sobre os setores funcionais e assim conseguir encontrar problemas internos ou externos. Garantindo um melhor avanço competitivo.

O uso da ferramenta de pesquisa de mercado e marketing devem ser usadas sempre que algo estiver errado e não se consegue compreender saber o que está de fato errado, e até mesmo quando tudo vai bem usamos para medir os resultados positivos.

Para auxílio e levantamento de dados para sua empresa conte com nossa consultoria.

 

“A pesquisa de mercado é essencial para todos e quaisquer empreendimento. Há pesquisas de todos os valores, mas o essencial nunca é caro, pois o preço de não fazer é o fracasso”